História da Igreja

Conheça a nossa história

No decorrer de sua história a Igreja Presbiteriana do Farol tem experimentado uma relação íntima com Deus, pois segundo as pessoas que participaram da sua formação e contribuíram para o seu crescimento, testemunham de que tudo o que se fez, foi com a ajuda e permissão Dele e para Ele.


Não há dúvida que a Igreja Presbiteriana do Farol nasceu primeiro no coração de Deus, que plantou na mente de alguns irmãos a ideia de expandir o evangelho para outros bairros da cidade de Maceió.

A primeira reunião de constituição da Igreja Presbiteriana do Farol aconteceu na residência do então presbítero, Marco Guerra, situada na Rua Padre Pinho, número 80, no bairro do Farol, no dia 26 de janeiro de 1986. A comissão designada pelo Presbitério Sul de Pernambuco era formada pelo Reverendo Henrique de Lima Guedes (relator), Ivaldo Buarque Calado e Celso Lopes Pereira. Tão logo instalada a IPFAROL, houve o recebimento, por cartas de transferência, de 31 irmãos oriundos de outras igrejas presbiterianas. Às 20 horas do mesmo dia foi realizado o primeiro culto na mais nova comunidade Presbiteriana de Maceió, que passou a ser pastoreada pelo Reverendo José Agostinho Nunes, por designação do Presbitério Sul de Pernambuco, tudo de acordo com a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil.


Os primeiros irmãos a serem eleitos para o presbiterato foram: Marco Guerra, Jaime Alves e José Pedro de Alcântara, e para o diaconato: José Carlos de Melo e Silvandro Cordeiro Fonseca. A diretoria do Departamento Infantil ficou sob responsabilidade da irmã Lúcia Bezerra Guerra e a superintendência da Escola Dominical a cargo de Lúcia Carvalho e Silva de Oliveira , quando foi declarada oficialmente a criação da Igreja Presbiteriana do Farol, de acordo com a Palavra de Deus e a constituição e ordem da Igreja Presbiteriana do Brasil.


Após um período reunindo-se em domicílios, a IPFAROL adquiriu um terreno situado à Rua Antônio Procópio, no mesmo bairro, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 19 de Agosto de 1987. A construção do templo foi iniciada em janeiro de 1989, inaugurando-o em 26 de janeiro de 1990.


Em janeiro de 1991, o Senhor enviou para pastorear a  IPFAROL o Reverendo Célio Miguel da Silva, natural da cidade de Caruaru, Pernambuco e vindo da Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso - BA. Em pouco tempo, o templo, carinhosamente chamado de "igrejinha", ficou pequeno para a quantidade de pessoas que se reuniam para ouvir e aprender a Palavra de Deus, obrigando-nos a realizar dois cultos aos domingos para suprir a demanda.


Inúmeras foram as bênçãos que o Senhor Deus derramou sobre o seu povo, entre elas a doação de um terreno maior para a construção do novo templo, no loteamento Parque do Farol, onde hoje funciona a  IPFAROL e a consagração do novo local foi realizada no dia 27 de outubro de 1997, com a presença de 93 irmãos.


Hoje, louvamos a Deus por nosso pastor Rev. Célio Miguel, que há mais de 25 anos, nos tem conduzido através da Palavra do Senhor e nos dado exemplo de como viver uma vida íntegra como autêntico servo de Jesus Cristo, liderando a comunidade na fé inabalável, implantando, ao longo desse tempo, vários ministérios, principalmente na área familiar, levando-nos a contemplar novos desafios, tais como a ampliação do templo e futura instalação de um colégio presbiteriano na comunidade.


Ao longo desses anos, a IPFarol tem cumprido a missão de levar o descrente a conhecer Jesus Cristo, ensinando-o a ser seu verdadeiro e frutífero discípulo. O Senhor com toda certeza continuará a nos abençoar conforme o seu beneplácito.

(82) 3338-4180

Lot. Parque do Farol, Qd. I Rua J, Lote 16 a 18
Gruta de Lourdes, Maceió/AL
CEP 57.052-606

ipfarol@uol.com.br

Share by: